Cursos de Aperfeiçoamento - 80h/a

1 - É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Ementa:
Brinquedo, brincadeira e jogo. A influência da brincadeira no desenvolvimento infantil. O brincar no currículo escolar. É brincando que se aprende. O brincar no aspecto físico. O brincar no aspecto simbólico. O brincar no contexto escolar.


2 - AS DEFICIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Ementa:
O que é deficiência de aprendizagem. Atraso de linguagem. Dificuldade transitória em uma única área Dificuldade global (problema). Dificuldades na aprendizagem. Imaturidade funcional. Disfunção cerebral. Disfasia. Disartria. Dislalias. Gagueira. Deficiente auditivo. A deficiência intelectual. Síndrome de down - desenvolvimento cognitivo. Deficiência visual. Dislexia. Disgrafia. Disortografia. Discalculia. Déficit de atenção (com ou sem hiperatividade).


3 - O PAPEL DA ESCOLA NA INFÂNCIA

Ementa:
Infância: uma construção histórica e cultural. À sombra dos adultos: a construção histórica da infância no Brasil. Os paradoxos da infância hoje. Que infância é esta de que as crianças precisam? O papel da escola. Concepção vygotskiana e a aprendizagem. Zona de desenvolvimento proximal e a aprendizagem.


4 - COMO AVALIAR O ALUNO?

Ementa:
Avaliação escolar: conceitos e reflexões. Avaliação da aprendizagem. Prática metadisciplinar avaliativa. Avaliação diagnóstico-formativa. Construindo a avaliação. Avaliação descritiva – sugestões práticas.


5 - OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Ementa:
Distúrbio de leitura. Dislexia. Déficit cognitivo seletivo. A deficiência visual e a aprendizagem. A dêixis no contexto linguístico. A dêixis no contexto da sala de aula. Distúrbios de aprendizagem: uma rosa com outro nome.


6 - A APRENDIZAGEM E O SISTEMA NERVOSO

Ementa:
Psicomotricidade e a aprendizagem. Sistema nervoso e aprendizagem. Neurofisiologia. Estrutura Neuronal. Organização do sistema neuromotor. Neuroaprendizagem. Sistemas sensoriais. Preparação para o movimento. O corpo no processo de ensino e aprendizagem. Estruturação espaço-temporal. Deficiência psicomotora ou transtornos psicomotores.


7 - O PROFESSOR E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS

Ementa:
O professor e sua formação. Requisitos profissionais. O professor inesquecível. O professor enfrentando os desafios do saber, saber-fazer para fazer-saber. O professor competente. Plano de aprendizagem. Tendências educacionais. Postura do professor. Ações educativas. A dialética na ação pedagógica. Conhecimento na ação pedagógica. Avaliação como momento de reflexão. Métodos educacionais. Identidade do professor. Saber ser para fazer saber.


8 - O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO

Ementa:
A ludoeducação e as formas didáticas de ensino. As brincadeiras como práticas lúdica. Os jogos como meio eficiente de trabalhar a ludoeducação. Recreação e educação. A roda. Atividades com sucata. Recreação comunitária. Jogos. A intensidade física. Como se escolhe um jogo. Sugestões para aula de jogos. Sugestões de atividades.


9 - BRINCADEIRAS CANTADAS NO ENSINO

Ementa:
Brincadeiras cantadas. Sessões historiadas. Exemplo de sessão historiada Jogos de criatividade, expressão e domínio público. Músicas recreativas.


10 - A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR

Ementa:
A formação docente: sua trajetória histórica. A formação docente na ótica da LDB. Formação inicial e formação continuada a formação docente na perspectiva metadisciplinar. Competência profissional competência profissional e educação. Comprometimento profissional.